Atenção Densenvolvedores de jogos !!!

Sony inicia programa para desenvolvimento de jogos no Brasil.
De todas as plataformas desta geração de video games, a única lançada oficialmente aqui no Brasil foi o Xbox 360, da Microsoft. Mas isso não quer dizer que as demais concorrentes não estejam de olho no nosso mercado.

Isso se tornou ainda mais visível este mês com as declarações de Bruno Matzdorf à Rede Globo de Comunicação. De acordo com o gerente do programa de desenvolvimento da Sony, a companhia está interessada em buscar talentos por aqui, investindo em um grande projeto de pesquisa, ensino e suporte para novos desenvolvedores.



Etapas sucessivas

O projeto da companhia será dividido em diversas etapas. Na primeira, algumas produtoras e universidades nacionais serão selecionadas para trabalhar com a Sony e desenvolver jogos para a família de produtos PlayStation. Também serão distribuídos os kits de desenvolvimento.

Entretanto, o PlayStation 3 não faz parte do pacote. De acordo com Matzdorf, esta decisão se baseia no fato de que o console ainda é muito novo no mercado e que ninguém o dominou por completo para o desenvolvimento e programação.

Esta afirmação é bem plausível, mas não podemos deixar de relacionar também os fatores econômicos envolvidos, afinal, os kits de desenvolvimento custam milhares de dólares para as companhias interessadas ao redor do globo.

Uma longa estrada pela frente

As intenções da companhia são válidas, mas deve ficar bem claro que o projeto é uma fase de testes, justamente para ver qual será a resposta da força de trabalho nacional frente ao desafio do desenvolvimento de jogos.

Logo, as equipes não poderão lançar seus projetos como jogos: é necessário obter uma licença de desenvolvedor da Sony. Mas apesar dos brasileiros ainda não poderem lançar seus games por conta própria, nada impede que uma companhia estrangeira se interesse no código e o publique.

Buscas pelo mundo todo

O Brasil não é o único país sob os olhares da Sony. Outras localidades como Índia, China e vizinhos na América Latina também estão recebendo programas, mas cada qual adequado às realidades locais. A principal diferença reside na plataforma escolhida.

Na Índia as equipes trabalharão apenas com o PlayStation 2, enquanto os países sul americanos — dada a proximidade com os Estados Unidos — terão também a chance de programar para o PSP. Isto se torna ainda mais fácil com o lançamento da linha “Minis”, focada no público casual e com verbas de desenvolvimento mais limitadas.



Infelizmente, como já mencionamos, o projeto exclui o desenvolvimento para o PlayStation 3, mas mesmo assim não podemos deixar de relevar a sua importância.

Ele é um passo certo e concreto rumo à inserção do Brasil no mercado mundial de jogos, estimulando não apenas as universidades a abrirem cursos, mas também as pequenas desenvolvedoras a levarem seus trabalhos adiante. Que venham os projetos nacionais, e que os selecionados tenham sucesso em suas missões!

Fonte: Baixakijogos

0 comentários: